PPR - Programa de Proteção Respiratória
O Programa de Proteção Respiratória envolve uma série de medidas para obter uma seleção sobre o uso e manutenção de sistemas respiradores com objetivo de garantir uma proteção adequada aos usuários. Em suma: não é possível recomendar uma máscara respiratória a um trabalhador sem possuir o programa de proteção respiratória.
Para a implementação do programa de proteção respiratória é preciso identificar a presença de agentes químicos em um ambiente de trabalho que possam vir a prejudicar e colocar em risco a saúde dos empregados de uma empresa.
Os agentes químicos investigados pelo programa de proteção respiratória podem se apresentar sob diferentes formas como: gases e vapores, poeiras, fumos, névoas e neblinas que estejam em concentrações significativas. Todos esses agentes são considerados riscos respiratórios, que podem causar danos à saúde dos empregados.
São etapas do programa de proteção respiratória:
- Detectar a presença de agentes químicos no ambiente
- Levantar os dados e os produtos através da ficha de informação e segurança de produto químico (FISPQ), fornecida por cada fabricante
- Avaliar a concentração de cada agente no ambiente
- Especificar o equipamento respiratório adequado segundo a concentração ambiental encontrada
- Implantação do programa de proteção respiratória
- Avaliação anual do ambiente
Solicitar Orçamento
Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato o mais breve possível.